No comércio existe uma lei que é “O cliente tem sempre razão”, portanto, não deixe seu cliente zangado com o serviço que ele contratou. Procure cumprir prazos, datas, opção de escolha do cliente, não faça promessas somente para fechar o negócio. Ele precisa estar sempre satisfeito para que possa abrir portas pra você e lhe indicar mais clientes. Se for bem atendido irá fazer a propaganda de forma positiva se não, com certeza isso pesará muito sobre sua empresa, pois poderá não indicar a sua empresa a ninguém e pior falar da deficiência do seu serviço prestado.
Procure contratar pessoas aptas para executar o atendimento. Fazer cursos de boa postura, dicção e atendimento são uma ótima opção. Não deixe o telefone tocar mais de três vezes. Ao atender, diga sempre o nome da empresa, seu nome e bom dia, boa tarde ou até mesmo uma boa noite. Seja atencioso com o cliente, atenda-o com tranqüilidade e passe a segurança que ele espera receber. Não confie em sua memória, tenha sempre caneta e papel em mãos. Se o ramal desejado estiver ocupado, avise o cliente e ele deverá escolher se quer ou não esperar. Seja sempre cordial e se expresse de forma educada e clara, nada de tentar enrolar quem esta do outro lado. Saiba ouvir seu cliente, mesmo que esse resolva despejar em você o mau humor do dia inteiro, lembre-se a paciência tem de predominar nesse momento. Ao encerrar uma ligação, use sempre a linguagem formal, por nada ou até logo, seu recado será transmitido, cairá muito bem e ele irá desligar o telefone com a certeza que seu recado será transmitido à pessoa certa, e o seu problema será com certeza, resolvido.
Desenvolvendo esses costumes na sua empresa, você conseguirá que tudo seja resolvido por telefone e da melhor maneira possível, evitando um desgaste maior pessoalmente. E se por uma acaso isso acontecer, seja educado, não perca a linha e não faça promessas que você não irá conseguir cumprir, isso poderá deixar sua empresa sem credibilidade no mercado, então faça a diferença na qualidade dos serviços e no atendimento.