Esta é uma tarefa muito difícil, tanto para os filhos quanto para os pais. Seu filho não quer de forma alguma dormir no quarto dele, faz aquela manha e você claro acaba cedendo e deixa que ele fique em seu quarto, achando que no dia seguinte será diferente? Saiba que quanto mais ele dormir com você, mas difícil será para ele se adaptar a dormir sozinho em seu quarto. Esta é uma fase que toda criança passa, o importante dela é que você não ceda aos mimos dele. Essa fase exige muito insistência por parte dos pais, pois o processo nem sempre é fácil. Seu filho vai chorar uma, duas, três e inúmeras vezes, mas ele vai entender que precisa dormir sozinho.
Primeira coisa é estipular um horário para colocar seu filho na cama. A criança precisa ir se acalmando para entender que chegou a hora de descansar. E você precisa dizer a ele que é hora de dormir, mas se a casa estiver na maior agitação, televisão ligada, vozes conversando em tom alto, ele com certeza não irão aceitar ficar no quarto sozinho. Procure acalmar todo ambiente. Evite deixar a luz acessa, prefira um abajur com uma luz fraca, o ambiente fica mais aconchegante. Conte uma história à criança na hora de dormir. Nos primeiros dias, fique com a criança no quarto até ela pegar no sono. Isso dará segurança a ela.
Se seu filho acordar no meio da noite e quiser ir para seu quarto, você não deve ceder, mesmo que você tenha que levantar cedo, não ceda. Tente acalmá-lo e fique com ele até que adormeça novamente. Se o processo for muito difícil, a criança estiver muito nervosa e agitada, você pode até ceder um pouco naquele momento, mas assim que ele adormecer lá, traga-o para o quarto dele, e deve insistir com o mesmo procedimento nos próximos dias, até que seu filho se sinta seguro e acredite que seu quarto é o melhor ambiente para que ele possa descansar, e que apesar de vocês estarem em cômodos diferentes, você estará sempre ali se ele precisar, quando ele tiver segurança tudo isso irá passar.