Como acabar com a minha compulsão de comprar


Escute bem essa história e analise para ver se combina com você: Uma mulher está repleta de calçados em sua casa, estes de toda marca cor e modelo. Com certeza já deu para perceber que ela não precisa de mais nada. Porém ao andar por uma rua, avenida ou shopping, percebe uma imperdível liquidação de calçados. Não deu outra. Na mesma hora ela acaba de comprar algo que nem ao menos precisava. E lá se foi um dinheiro a mais jogado fora.

E na maioria das vezes isso acontece com as mulheres, porém também existem muitos homens que possuem uma certa compulsão de comprar, principalmente eletroeletrônicos. Quando mais tarde, tanto um quanto o outro, percebe que de certa forma foi inútil aquela compra , sendo que não havia tanta necessidade. Nesse mundo em que vivemos que está totalmente comercializado, a tendência é que o consumismo aumente sem parar, e se manifestando cada vez mais cedo as pessoas, e muito menos sem se importar com a idade que ele ou ela tenha. Essa compulsão horrível de gastar, acaba tomando conta das pessoas de uma forma incrível, e dessa maneira é preciso uma boa disciplina para saber como e o que comprar, pois a tentação de fazer isso desnecessariamente pode ser até muito grande. Mas a questão é: Como posso evitar essa compulsão de comprar?

Bom, em primeiro lugar, você precisa analisar aquilo em que realmente está precisando. Faça isso por meio de uma lista. Se você for ao supermercado ou a uma loja, sem essa lista, então certamente gastará mais do que precisa e muitas vezes, mais do que está dentro de seu orçamento. Procure fazer um planejamento de compra, ele ajudará a reduzir o valo final dos gastos. Outra dica que pode te ajudar e muito, é por fazer uma pesquisa. Procure anúncios de promoção daquilo em que quer comprar, ao invés de entrar na primeira loja em que ver pela frente. Lembre-se sempre: Tudo aquilo que você faz com planejamento tende a dar mais certo e a sair mais em conta. Por isso, evite essa compulsão de comprar, fazendo isso por aprender a se manter dentro de um orçamento através de uma lista e da consciência do quanto pode gastar.