Anosmia é uma doença rara que restringe totalmente o olfato, ou seja, é a ausência de olfato, o individuo com esse tipo de doença não sente cheiro de absolutamente nada e seu paladar também é afetado, já que a língua consegue perceber cinco sabores. Sendo assim, os anósmicos não diferenciam sabores, como por exemplo, o limão do abacaxi, pois são ácidos.
Especialistas explicam que os sintomas e seus distúrbios podem ser ocasionados geneticamente, ou por problemas psicossomáticos, traumas na cabeça, dores nos olhos, sinusite, rinites, por qualquer tipo de cirurgia realizada no crânio, principalmente as cirurgias realizadas na região nasal. Ainda em fase de estudos, é encontrado também outros tipos de doenças olfativas, a fantosmia, por exemplo, doença essa que faz com que o individuo sinta cheiros que não existem, ou seja, cheiros diferentes do que realmente são, outra doença que esta sendo cientificamente estudada, a fim de encontrar uma cura, é a hiperosmia, pessoas com olfato ultra-sensível, por ultimo a hiposmia que é uma doença mais “genérica” da anosmia, sendo parcial e a presbiosmia, que é a perda do olfato, esse ultimo caso é mais comum em pessoas acima dos 65 anos de idade.
A anosmia é uma doença que em alguns casos são difíceis de serem identificadas no seu estagio inicial, e deve ser acompanhada por um especialista, de preferência por um otorrinolaringologista.