O primeiro dele é a base da pirâmide composto por alimentos que sejem ricos em carboidratos. Os carboidratos, sob a forma de glicose, frutose, sacarose, maltose, lactose, amido, são a maior fonte de energia do nosso corpo. O segundo grupo é rico em vitaminas, sais minerais e fibras que podem ser encontrados em legumes e verduras, que ajudam em diversas funções do organismo.
O terceiro grupo é também boas fontes de vitaminas, sais minerais e fibras, um exemplo serias as frutas principalmente se consumidas in natura. O quarto grupo é o pertencente das carnes, ovos e leguminosas como feijão, lentilha, ervilha, grão de bico e soja, além de nozes e castanhas, conhecidas como alimentos construtores, necessários para construção e manutenção de tecidos.
O quinto grupo é o do leite e derivados, que são maiores fornecedores de cálcio, mineral que formam ossos e dentes contração muscular e na ação do sistema nervoso.
O sexto grupo é concentrado em lipídeos (óleos e gorduras) que se transformados em tecidos adiposo, são uma forma de armazenamento de energia.
A pirâmide é um ótimo modo de se alimentar, mas se seguido corretamente e com auxilio de nutricionista.