Por que bocejo é contagiante?


Você já percebeu que quando boceja, a pessoa que esta ao seu lado, boceja logo depois? Ou que você boceja logo após alguém ter bocejado? Uma pesquisa feita entre 24 crianças com autismo e outra 25 sem apresentarem os estado clínico, demonstraram que as crianças com autismo bocejaram menos que as outras quando assistiram vídeos de adultos bocejando. De acordo com os especialistas o bocejo é contagioso porque causa empatia entre as pessoas que tem mecanismo neurológicos semelhantes, e o autismo é uma desordem que afeta a interação social e o desenvolvimento de habilidades para comunicação entre os indivíduos.

Quando bocejamos, despertamos estímulos uns aos outros direta e inconscientemente a área do cérebro responsável pela empatia e afinidade. O bocejo é capaz de transmitir empatia, então autistas,cuja demonstração é afetada, demonstram sintomas da doença ao se contagiarem com bocejos alheios.

Outros especialistas sustentam a idéia de que o bocejo contagioso funciona como um reflexo, mas que descordam do resultado final da pesquisa, pois ao revelar pessoas com desenvolvimento atípico do relacionamento, não se contagiaram pelo bocejo da outra pessoa.