Há algumas sugestões que podem ajudar aqueles que estão acostumados a dormir até mais tarde e, de repente, precisam levantar cedo. Um truque é colocar o despertador para tocar pelo menos 15 minutos antes da hora. O ruído e o próprio processo de despertar, aumentam a quantidade de cortisol, um hormônio cuja produção cresce em situações de estresse.
Quando chegar a hora de deixar a cama, 15 minutos depois, o organismo já estará com mais energia e disposição para aceitar a determinação de que é preciso levantar. Não é por acaso que muitos adolescentes programam seus toca-cds para que sejam acordados 15 minutos antes com suas músicas preferidas, geralmente as mais barulhentas. Há estudos relacionando a música com o aumento do cortisol e da adrenalina no organismo.
Esse tempo de "energia-musical" vai descarregar em seus organismos uma disposição extra em hormônio, o que ajuda a explicar porque conseguem se manter dispostos e animados já na primeira aula, quando o natural seria que estivessem, no mínimo, mal-humorados.
Para nós, adultos, que certamente não vamos usar o recurso da banda mais barulhenta para nos acordar, vale lembrar alguns cuidados. Se você não está acostumado a acordar cedo, e por algum motivo precisa saltar da cama bem antes do horário, procure evitar bebidas alcoólicas e comidas pesadas. O álcool pode dar a sensação de um gostoso relaxamento, mas pode retardar o sono. Procure não pular as refeições. Isso pode causar queda no nível de açúcar, o que resultará em cansaço. Também não reserve um prato pesado como último do dia, você terá mais dificuldades para adormecer.