Como Fazer Transferência de Veiculo

Ao comprar um veículo de outra pessoa o novo proprietário deve fazer a transferência do documento do mesmo para o seu nome no prazo máximo de 30 dias. Tanto o antigo proprietário quanto o novo devem ficar atentos quanto à transferência do documento do veículo, afinal de contas tudo que acontecer com o mesmo será de responsabilidade de quem estiver com o nome no documento, ou seja, do proprietário da moto ou carro.

A responsabilidade de fazer a transferência do documento do veículo é de quem comprou o mesmo, sendo assim se você acabou de comprar um veículo de alguém, seja uma moto ou carro, confira aqui neste artigo como fazer a transferência do documento de seu veículo.


Passo a Passo para Transferir o Documento de Seu Veículo

Assim que você comprar o veículo de outra pessoa deverá fazer a transferência do documento do mesmo para o seu nome. Para isso você precisará ir a um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) de seu município no prazo de 30 dias da data em que você adquiriu o veículo e levar os seguintes itens:

• O Certificado de Registro de Veículo (CRV) do proprietário anterior, preenchido em nome do comprador, com o preço de venda e a firma reconhecida por autenticidade.
• O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e os comprovantes de quitação de IPVA, licenciamento e multas ­ todos fornecidos pelo ex-proprietário.
• O chassi do veículo.
• As cópias de seus documentos pessoais (RG, CPF, Comprovante de Residência).

Antes de fazer a transferência do documento do veículo o novo proprietário tem o direito de submetê-lo a uma vistoria prévia para verificar se o mesmo possui os equipamentos obrigatórios e se ambos estão funcionando bem e se a numeração do motor quanto do chassi não foram adulteradas. Fazendo isso o novo proprietário terá a certeza de que está adquirindo um veículo em bom estado sem nenhum tipo de irregularidade.

Assim que o novo proprietário fizer a transferência do documento deverá dar uma cópia do mesmo para que o antigo proprietário possa realizar então a comunicação de venda em um CRVA efetivando o negócio.