Dicas para Escrever Artigos Científicos

Uma tarefa difícil e complexa para os estudantes, seja de qual área for, é escrever um bom artigo cientifico. A produção requer um texto com uma grande ideia, cheio de técnica e a pesquisa elaborada e estudada para embasar sua tese. Isso é apenas o inicio da produção do trabalho. O que acontece é que muitas pessoas tem dificuldade em colocar suas ideias no papel. Veja algumas dicas que servem como ajuda na hora de fazer um artigo científico.

Planejando o Trabalho Cientifico

Tudo na vida precisa de planejamento, organização e ação. O planejamento consiste em armar uma estratégia e se não funcionar, mudamos o foco. Com o trabalho cientifico é a mesma coisa, porém não temos muito tempo para desenvolver isso. Quando vamos escrever um artigo, o planejamento é onde mais pecamos. A finalidade é apresentar em um local, a ideia ou publicá-lo. O tema é algo, senão, o mais importante. Uma boa escolha pode fazer o artigo deslanchar e se tornar popular no meio acadêmico. O tema deve ser escolhido a dedo e não pode de maneira alguma ficar em aberto, isso pode causar confusão. O segundo passo além do planejamento é o tema. Analise várias possibilidades e mãos-a-obra.

Público e Artigo Adequado

O artigo científico para ser escrito deve ter uma linguagem e a estrutura do texto é muito especifica. O que chama a atenção e vai chamar a atenção do público-alvo é importante se questionar e atingir a classe mais alta com o texto.

Foco e Pesquisa

Manter o foco é essencial, pois se começar de um modo e se envolver em outro caso deixa o artigo pobre e não frutífero. Tome bastante cuidado com isso. Um fato relevante é que algumas medicações foram descobertas com pesquisadores em pesquisas com estas. Lembre-se  que através das pesquisas podemos  mudar o rumo , mesmo que seja meio do caminho, com as circunstâncias corretas e fazer grandes feitos.

Texto


O texto deve ser  incisivo e escrito com clareza. A estrutura tem que ser determinada e com muito planejamento, sem informações demais, mas sem perder em conteúdo.