A gravidez na adolescência tem se tornado um fato natural na atualidade, isso por que se evidencia cada vez mais a perda de controle dos pais com os filhos, o desinteresse pelos estudos, a falta de expectativas futuras, ocorrendo grande parte dos casos nas classes sociais menos favorecidas, enfim, são muitos os fatores que justificam o aumento do nascimento de mães precoces.
A gravidez nesse momento da vida, além de não ser ideal devido a faze de estudos, a descoberta do corpo, a criação da personalidade e de questionamentos, é de alto risco tanto para a mãe que ainda não tem seu corpo totalmente formado como para o bebê que não tem as condições necessárias para se formar perfeitamente. È uma criança grávida de outra criança.
Essa gravidez, devido aos riscos, costuma ser assistida e acompanhada pelos médicos. É, geralmente, fruto de namoros que acabam por se juntar e constituir uma família com um alicerce nos pais e por ter outros filhos em um curto prazo. Vale sempre a pena lembrar que, existem inúmeros métodos de prevenção e que um filho é para sempre.