Como Fazer Fotografia em Lata

A fotografia em lata era muito utilizada em cursos, porém com o passar dos anos os materiais começaram a ficar escassos, principalmente a química para revelação do material. Atualmente ainda há empresas especializadas no assunto, porém só consegue encontrar na cidade de São Paulo e com alto custo.

Passo a passo para Fazer Fotografia em Lata

Não é um trabalho fácil de fazer, mas com um pouco de dedicação se torna menos complicado. Você vai precisar de:

- Um pedaço de cartolina preto.
- Papel alumínio.
- Um prego.
- Uma agulha.
- Papel fotográfico.
- Lata de tinta de 3,5 litros.
- Fita adesiva.

Passos

1.      Pegue a lata e no furo que fica a alça a retire e coloque um pedaço de papel alumínio tampando este furo.
2.      Em cima deste furo e do papel alumínio faça um pequeno furo com a agulha (fure dentro do outro furo maior) e coloque por cima um pedaço de cartolina preto o fixando com fita adesiva.
3.      A próxima etapa é preparar a parte de dentro da lata e para isso você precisa estar em um ambiente escuro com apenas uma luz vermelha e deve então colocar o papel fotográfico do lado oposto do furo. A sala não pode conter nenhuma luminosidade a não ser a luz vermelha, caso contrário o papel queima e você não consegue tirar a foto.

Como Tirar a Foto

Essa é a parte mais fácil. Ela será registrada logo após preparar a lata. Você deve seguir para o local que tirará a foto e colocar a lata sob superfície plana. Abra a parte da cartolina preta apontando para o local que quer tirar e conte dez segundos. Em seguida tampe e leve para o laboratório revelar com a química correta.
Atualmente há projetos de ruas que visam fazer este tipo de trabalho para mostrar que ainda é possível trabalhar com fotografias em preto e branco e de maneira diferente das atuais. A resolução não fica a mesma das de hoje em dia, mas é uma forma interessante de resgatar o passado das câmeras e também de mostrar como era feita antigamente dentro do laboratório.