Estudar em Poucas
Horas para Faculdade e Concursos
- Faça um cronograma com todos os horários livres que você tem e o que pretende fazer. Nestes horários os estudos devem se encaixar, principalmente na época de provas em que todo esforço é necessário.
- Procure estudar no momento em que você não esteja cansado. Quando o corpo e a mente estão cansados não dá conta de absorver todas as informações. Portanto dê preferência para estudar em horários flexíveis com a sua concentração.
- Estude em ambientes claros (com luz natural) e que não tenha nenhum outro atrativo para você como a cama. O cérebro tende a fazer tudo o que é mais prazeroso naquele momento, e assim se é um dia que está com sono provavelmente o estudo não acontecerá.
- Nos dias da semana em que você se encontra mais cansaço dê preferência pelas matérias mais leves, ou seja, as que você tem mais afinidade. As matérias que necessitam mais atenção, mais entendimento devem ficar para os dias de mais ação sua para com os estudos, assim entendendo mais.
- Não se esqueça de dormir! Esse é um fator que as pessoas não dão muita importância, mas é extremamente necessário, pois quando você dorme é a hora em que o seu cérebro se atenta e absorve tudo o que aprendeu durante o dia. Ou seja, para aqueles que gostam de estudar e não dormir, ficar a madrugada acordados de nada adiantará o esforço feito.
- Nos espaços das aulas intercale os estudos. Um dia faz o estudo e outro dia descansa, isso tudo para não ficar muito maçante. Mas se o ritmo não importa para você estude todos os dias sem folga, será melhor para o seu desenvolvimento.