Dicas para Acabar com Piolhos e Mitos

Quando vamos fazer qualquer tratamento de piolhos em muitos casos damos ouvidos a algumas receitas estranhas que em muitos casos são apenas mitos. Antes de qualquer tratamento, devemos levar em contas o que é mito e o que é verdade para desenvolvermos um tratamentos mais adequados. Os piolhos são como pragas que devem ser combatidas a tempo ou pode se transformar em uma infestação. Atualmente, os piolhos não afetam muitas crianças e adultos como antes, mas ainda existem casos e isso pode aparecer em sua família. Veja abaixo os mitos e verdades.

Mitos Sobre os Piolhos

Mito – Lavar e fazer a higiene dos cabelos não tem nada com a infestação dos piolhos nos cabelos. Isso é mito, pois esses insetos gostam de fios sujos ou limpos, quando o couro cabeludo fique em uma temperatura mais quente e úmido, com isso acontece a proliferação.

Mito - Devemos nos preocupar, também com a roupa de cama. Não é necessário lavar todos os dias todos os lençóis e fronhas, mas requer inspeção garantindo a irradicação dos piolhos. Os tratamentos com água e sabão protegem e são de uma forma o combate e que logo após a lavagem.

Verdades Sobre os Piolhos

Verdade – O piolho é transmitido por contato com alguém que tenha e assim a  transmissão é feita somente através desse contato. Os piolhos rapidamente passam para outras pessoas que estiverem com a cabeça perto de alguém que tenha.


Verdade – Quando alguém estiver com piolhos é recomendado que todos da família também. Verificar se todos não estão com o mesmo problema é de suma importância. Sempre que alguém está contaminada e não percebemos o risco de contagio para os outros membros da família. Por isso, assim que perceber algo do tipo, já comece os cuidados, mas não isole isso e restrinja a somente aquela pessoa e sim tente expandir o tratamento para todas as pessoas que tem e tiveram contato com a criança ou adulto com piolho.