River Plate volta a 1ª divisão Argentina

Um dos times de maior tradição no futebol argentino e também no futebol sulamericano, o River Plate, depois 363 dias de agonia, sofrimento e esperança volta a elite do futebol nacional: O River está de volta a primeira divisão. Os millionarios, como são conhecidos os torcedores do River, sofreram muito no dia 26 de junho com o dramático rebaixamento da equipe para a segunda divisão, invadiram o campo, com atos de vandalismo e muita violência protestaram contra a queda, mas agora a história é outra, a felicidade é plena no Estádio Monumental.

Trinta e oito jogos e 73 pontos depois de ser rebaixado para a segunda divisão argentina, o River Plate garantiu seu retorno à elite nacional no sábado, 23 de junho, com uma vitória por 2 a 0 sobre a equipe do Almirante Brown e um jogador francês, torcedor assíduo da equipe argentina (Isso mesmo, francês torcedor de time da Argentina), que veio da Europa para defender o time nessa situação delicada e triste se torna o herói da volta, o nome dele é David Trezeguet. Precisando vencer para não depender dos playoffs da "Promoción", o time não decepcionou os torcedores que fizeram grande festa no Estádio Monumental.

O “dono do jogo” foi um torcedor assumido do River: o atacante Trezeguet, veterano de 34 anos que chegou à equipe no fim do ano passado dizendo que jogaria por amor ao clube. Com dois gols na partida (e um pênalti desperdiçado), o francês - que foi criado em Buenos Aires - garantiu a vitória e o título da segunda divisão para o time de Belgrano. O resultado deste sábado consagra o processo de renovação pelo qual o grupo do River passou desde meados do ano passado.

Entre os destaques do elenco ainda estão o meia Dominguez e o atacante Cavenaghi, artilheiro da equipe no campeonato, com 19 gols. Outra peça fundamental para a consolidação da renovação do time foi a chegada do técnico Matias Almeyda. O atual treinador viveu o drama do rebaixamento como atleta e pendurou as chuteiras, assumindo o cargo de treinador do River logo depois. A festa é total para a equipe, torcedores, jogadores e Trezeguet que tem 16 jogos e 12 gols pelo time.