Sem o título de eleitor, o cidadão não tem como votar, e fica como se estivesse ausência tendo que se justificar com a justiça depois. Ele é facultativo a partir dos 16 anos, e quando completado 18 anos é obrigatório. É simples tirar o título, porém muitas pessoas possuem dúvidas. Abaixo uma explicação mais detalhada de como tirar.
Atualmente há também a opção de pedir o título pela internet, assim agilizando o processo quando for buscar o seu título. Isso é feito pelo site Título Net e nele basta você preencher um formulário e depois seguir no cartório eleitoral de sua cidade ou município no prazo de cinco dias corridos com a seguinte documentação:
- Comprovante de endereço;
- RG original, certidão de casamento ou nascimento;
- Comprovante de quitação com o serviço militar, isso é claro para as pessoas do sexo masculino entre 18 e 45 anos;
Observação: No caso do título pedido pela internet leve o protocolo emitido pelo site.
Caso não tenha feito o primeiro procedimento pela internet não há problema algum, os documentos são os mesmos e você preencherá o formulário no próprio cartório eleitoral. Portanto, quem possui um pouco de tempo é possível fazer da forma tradicional, destacando que o título fica pronto na hora, assim não havendo demora.
A central de atendimento ao eleitor serve para dar informações sobre cartórios eleitorais, cujo número é (11) 3130-2100 ou consulte o mesmo site por onde é pedido o título os locais de cartórios.
Quando o eleitor não vota, para justificar também é no próprio cartório que você vai, e lá eles regularizam a sua situação com a justiça. E para quem trabalha é possível regularizar a situação em um prazo de 48 horas sem ter prejuízo com o salário, pois ele não é descontado já que está trabalhando em prol a um Brasil melhor, a qual a empresa onde trabalha atua. Porém, isso deve ser comunicado ao seu empregador com antecedência e só assim ser dispensado.