Milhões de pessoas no mundo todo perdem o seu RG. No Brasil isso ocorre muito em festas nas mais determinadas datas de comemoração,mas o Recorde, é no carnaval, onde quase sempre é necessário a apresentação da carteira de identidade. Quando uma pessoa perde é preciso que siga alguns passos e depois retire a sua segunda via, que tem um custo adicional.
O primeiro passo é fazer um B.O (Boletim de ocorrência), isso serve para que a sua identidade não seja utilizada em nenhum caso. E não há nada de constrangedor fazê-lo, isso porque basta dizer que perder os seus documentos e eles já colocarão em um local especifico o seu registro, o “Registro de Perda de Documentos”. Feito isso, o segundo passo é seguir até a Secretária de Segurança Pública de sua cidade já com um documento que é impresso em escritórios.
Você precisa ir até um escritório de despachante mais próximo da SSP de sua cidade e lá o próprio atendente quando você diz o porquê está ali ele já preenche um documento e imprime para você que servirá para a confecção de uma nova segunda via. Esse documento é o “DARE” (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais). Verifique como deve pagar o documento e faça isso.
Depois deve seguir até a SSP (Secretária de Segurança Pública) de sua cidade com os documentos: comprovante de residência, certidão de nascimento original, leve duas fotos 3x4 (em alguns casos eles pedem mais), o comprovante que pagou a taxa estadual e o Boletim de Ocorrência. Tudo isso deve ser feito na seção dos documentos de identidade. Um uma semana ela pode estar pronta, e em alguns municípios já poderá optar pelo chip em sua identidade, trazendo todas as suas informações em um só cartão.
O Poupa tempo também faz este serviço, siga até um para que possa ter informações de como conseguir a segunda via por ele.