
Hipertensão é muito conhecida por se tratar de uma doença desenvolvida em pessoas de mais idade. Porem na época atual, muitas crianças tem desenvolvido esta doença. De acordo com os especialistas este tipo de doença esta alienado a vários fatores muito conhecidos como: alimentação inadequada, nenhuma atividade física e genética. Assistir televisão demais, leva a uma vida sedentária, desta forma não existe gasto de energia, podendo criar obesidade, podendo ao entrar na fase adulta desenvolver diabetes, doenças cardíacas e a hipertensão arterial. Portanto desde cedo devemos ter hábitos frequentes que possam contribuir para uma vida mais saudável.
A hipertensão nada mais é que o aumento da pressão sanguínea no sistema arterial do nosso corpo. Nas crianças a hipertensão é do tipo primaria que esta relacionada ao estilo de vida que esta criança leva. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 5% dos 70 milhões de crianças e adolescentes do nosso país, desenvolveram esta doença, ou seja, 3,5 milhões de crianças ou adolescentes estão em tratamento. Os pais devem ficar atentos, pois crianças magras ou que estão com seu peso adequado também podem desencadear esta doença pelo fator genético, engana-se quem pensa que só a criança que esta acima do peso pode desenvolve-la, crianças magras podem desenvolver doenças caracterizadas pelas alterações metabólicas lipídicas, como o aumento de colesterol no sangue por exemplo, que esta totalmente associado a alimentação.
O prato de arroz, feijão, salada e legumes, deram lugar a sanduiches, salgados, etc, o pais onde se existem muitas opções de fast food, já esta apresentando suas vitimas. Com isso a alimentação possui muita gordura saturada, que aumentam as taxas de colesterol. Para tirar maiores duvidas, procure um medico e realize exames nos seus filhos a partir de dois anos de idade. Uma pesquisa realizada recentemente pela Unicamp, detectou que de 1937 crianças entre 2 e 19 anos, 44% tinham níveis de colesterol alto. Portanto não fique na duvida.