Brasil tem a primeira presidente mulher na historia


A primeira mulher a ser eleita presidente do Brasil, a senhora Dilma Rousseff chega ao poder em 01 de janeiro de 2011, com ao menos dois desafios pela frente enfrentar a resistência e o preconceito por parte dos homens, e conquistar avanços pelos quais as brasileiras vêm lutando ao longo das últimas décadas. Escolhida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para sucedê-lo no Palácio do Planalto, a petista obteve mais de 56% dos votos no segundo turno, derrotando o adversário José Serra do PSDB, que conquistou mais de 43% dos votos.

Dilma chega a presidência em um momento em que há movimento de mulheres que se a rearticulou e que vai fazer pressão para que as políticas avancem. Porque é inadmissível um pais como o Brasil ter uma representação tão insignificante de mulheres no legislativo e no executivo. Para se ter uma idéia das 513 cadeiras disponíveis na Câmara Federal, apenas 43 serão ocupadas por mulheres, contra 47 em 2006. Já no senado, a bancada feminina terá apenas 12 representantes a partir de 2011, de um total de 81senadores.

Mais de 80 anos se passaram para que se elegesse a primeira mulher presidente do Brasil, o ano de 2010 será histórico para as mulheres. Além da eleição da primeira mulher presidente do país, a população feminina e não só ela mas, também comemora os 80 anos da instituição do voto feminino, aprovado pelo Congresso em novembro de 1930. Naquele ano, elas ainda não puderam votar o direito só foi exercido em 1933, nas eleições para a Assembléia Constituinte mas, para os especialistas, a data tem forte peso simbólico. Foi uma conquista importantíssima, de afirmação da cidadania da mulher. Há um salto de qualidade nesse sentido, já que a mulher nem era considerada uma cidadã de fato, e a partir daí, ela ganha esse status. Até então, predominava aquela mentalidade colonial, aquela moral dupla, de que o homem tudo podia, e a mulher não podia fazer nada. Hoje as mulheres estão presentes em todos os setores que antes so homens podiam estar ou fazer como serviços de motorista de caminhão, ônibus, policial, piloto de avião, soldador entre outros como hoje presidente da republica.