ENXAQUECA, COMO EVITAR


Quem nunca sofreu com uma dor de cabeça. As enxaquecas são crises de dores de cabeça, de intensidade moderada ou elevada, geralmente unilaterais e latejantes, mas nunca vem sozinhas, sempre acompanham outros sintomas, são eles: náuseas, vômitos, intolerância a claridade, cheiro e ao barulho. São mais comuns nas mulheres, tendo seu inicio na puberdade e se estendem por toda a vida fértil. Costumam melhorar nas gestações e após a menopausa. Quando a crise vem, ela sempre varia de horas até dias, mas nunca são iguais. Alguns pacientes antes das crises tem alterações visuais, apresentando visão embaçada, luzes coloridas e perda parcial da visão, estas alterações vêem sempre antes das crises, aproximadamente 30 minutos antes.

As crises podem estar associadas à: dormir pouco, dormir muito, dormir fora de hora, alguns alimentos, cheiros fortes, ciclo menstrual, exposição ao sol, esforço físico exagerado, bebida alcoólica, stress emocional, preocupações excessivas, dentre outros, mas também varia de paciente para paciente. Mas porque elas ocorrem. Acredita-se que a crise tenha inicio em áreas específicas do encéfalo, iniciado este processo espontaneamente ou por fatores externos, há o envolvimento de vias nervosas, que quando liberadas provocam a dor, configurando então uma crise com todos os sintomas. Para que a enxaqueca não seja confundida com outros tipos de dores de cabeça, é necessário que se procure um médico.

Para tratar existem duas formas. O tratamento do paciente que está em crise, e o tratamento preventivo para que não entre em crise. No tratamento da crise, dependendo do grau de dor, são utilizados desde analgésicos comuns, até drogas mais potentes a base de morfina. O tratamento é individual, cada caso é um caso, dependendo da dor, da duração da dor e da limitação que ela causa no paciente, respeitando a reação ao medicamento. Já o tratamento preventivo consiste em controlar o que pode provocar as crises, e utilizar medicamentos que ajudam a impedir essas crises, são de uso diário, prescrito por um determinado tempo, que auxiliam na diminuição das crises, na intensidade da dor e da duração dessa crise.