Com critério, as cores interagem positivamente entre o homem e o meio ambiente. As cores, estão intimamente ligadas a sabores, sensações e sentimentos. De modo geral, são usadas segundo critérios básicos de classificação: cores quentes, consideradas estimulantes, como o vermelho e o amarelo; e frias, estáticas, como o azul-marinho, o preto, o verde-escuro e o marrom, usados em uniformes escolares e escritórios ou por vendedores de grandes lojas.
As cores podem sim influenciar nossas vida. Com exceções de quem usa uniforme, na maioria das vezes a cor da roupa que estamos usando, explica o nosso estado de espírito,nós não percebemos, agimos por um mecanismo automático. Quando não estamos bem seja pelo problema que for, quase sempre estamos de roupas com tons escuros, mas se estivermos radiantes, pode reparar que estaremos com roupas com tons alegres, estampados, com cores fortes. Com base no estudo das cores, especialistas chegaram à conclusão de que algumas são mais propícias que outras quando se trata de procurar emprego, fechar negócios, procurar namorado, se recuperar de alguma doença, etc.
Isto se deve à nossa memória emocional, que associa determinados fatos a cores e odores.
Para estes especialistas as cores mais propicias para se fechar um negócio, por exemplo, são:
Laranja : Que incita a desafios, e é associada a conquistas monetárias; Azul :Que é associada à comunicação e sociabilidade; Branco: Associada à serenidade e calma para enfrentar situações desconhecidas; Rosa: Transmite confiabilidade.