Campeonato Brasileiro 2009 - Situação de Ronaldo


Ronaldo precisará praticamente do dobro do tempo previsto para reforçar o Corinthians. Mano Menezes já havia deixado escapar em uma entrevista coletiva o que o médico Paulo de Faria confirmou: em vez de quatro ou cinco semanas, o atacante deverá voltar aos gramados em oito semanas.
"Fizemos um protocolo de reabilitação e ele está sendo cumprido direitinho, sem pular etapas", disse o médico, em declaração reproduzida pelo site oficial do clube. "Ele deve voltar dia 20 ou dia 27 [de setembro]", acrescentou Faria.

Quando fraturou o terceiro e o quarto metacarpos da mão esquerda, no clássico diante do Palmeiras, dia 26 de julho, o atacante passou por exames detalhados que determinaram o seguinte prazo: de quatro a cinco semanas ele estaria liberado para a comissão técnica.

Ronaldo aproveitou todo o procedimento cirúrgico para tratar a lesão na mão e decidiu passar por uma lipoaspiração. As intervenções foram realizadas no dia 29 de julho, em São Paulo. Quase duas semanas depois, o atacante voltou a treinar fisicamente no Parque São Jorge.

Desde então, o Fenômeno ainda não retomou as atividades com bola no gramado. De acordo com a expectativa inicial, ele poderia reforçar o Corinthians diante do Santos (o duelo foi antecipado para o dia 2 de setembro) ou contra o Coritiba, no dia 12.
Agora, porém, a estimativa do departamento médico é que ele fique à disposição de Mano Menezes entre a 25ª e a 26ª rodada, quando o Corinthians encara, respectivamente, Goiás e São Paulo.