Pilates Funcional: Como Fazer

O pilates é uma atividade usada pelas pessoas para perder peso e também definição. Turbinar o seu treino de pilates com outras atividades pode dar resultados importantes ao final do mês. O funcional visa o condicionamento físico, emagrecimento, força, equilíbrio, flexibilidade, resistência, entre outros aspectos. Ele pode também melhorar o seu sono e dar disposição durante o dia. Muitos ainda o usam para diminuição de dores e melhora na coordenação motora.

Como Fazer?

Existe o pilates que usa apenas o corpo como instrumento para treino e há o que utiliza os aparelhos que pode trazer mais resultados, principalmente durante um processo de reabilitação que necessita de resistência para com um paciente. O indivíduo que faz o pilates consegue cuidar de seu organismo de forma holística, ou seja, não apenas para uma parte e sim para ele todo. É possível trabalhar grupos musculares isolados ou se preferir de uma forma geral.

Os exercícios que são feitos de forma grupal faz com que o sistema nervoso central ative músculos secundários para o desempenho da mesma função. Todos os exercícios faz com que o praticante ganhe mais funcionalidade em seu desempenho, com isso ganhando também força total, controle neuromuscular, flexibilidade dinâmica, etc.

Onde Procurar o Pilates Funcional

Atualmente existem academias especializadas em pilates e com isso fica mais fácil de uma pessoa encontra-lo. Algumas oferecem até mesmo cursos e assim você consegue avaliar funcionalmente no caso de praticar posteriormente. São mais de 500 exercícios que revezam entre bola, solo e acessórios.


Com essa atividade os seus movimentos serão ordenados e não terão sobrecarga no dia a dia, o que favorece nas atividades diárias sem dor. Fique atento nas clinicas que oferecem os cursos e até mesmo as aulas, pois é necessário que tenha um instrutor de qualidade para que não traga danos a sua saúde ao invés de benefícios. As aulas ficam em torno de R$ 400,00, variando a quantidade de aulas por semana e duração.