Dúvidas sobre seguro desemprego

O seguro desemprego é um sistema criado pelo governo federal que dá direito ao trabalhador de carteira registrada a receber uma determinada quantia por determinados meses à partir de sua demissão, desde que a mesma tenha ocorrido de maneira não justa, ou seja, não tenha sido por justa causa e nem o trabalhador tenha pedido demissão do serviço. Existem muitas dúvidas que acercam o seguro desemprego, e neste artigo vamos explicar detalhe por detalhe para você trabalhador que está pensando em sair do emprego ou saiu recentemente e quer saber quais são os seus direitos.
Tem direito a receber o seguro desemprego todo trabalhador que tenha sido dispensado de sua atividade renumerada de carteira assinada sem justa causa, também os pescadores prejudicados pelo período onde há a procriação das espécies e também por trabalhadores resgatados de trabalho cuja condição seja análoga a escravidão. O primeiro passo para dar entrada em seu seguro desemprego é comparecer até uma delegacia regional do trabalho mais próxima, munindo documentos de dispensa e carteira de trabalho atualizada, comprovante do PIS/PASEP, comprovante dos dois últimos contracheques e demais documentos solicitados.
O seguro desemprego é pago de 3 à 5 parcelas, dependendo única e exclusivamente do tempo de serviço em carteira, para você entender melhor, observe a pequena tabela abaixo: Se você trabalhou de 6 à 11 meses, terá o direito à 3 parcelas Se você trabalhou de 12 à 23 meses, terá o direito à 4 parcelas Se você trabalhou à partir de 24 meses, recebera 5 parcelas. O pagamento pode variar entre R$678,00 a R$1235,71 de acordo com os três últimos salários recebidos pelo empregador. Através deste site você poderá fazer um breve calculo de aproximadamente qual será o valor a ser recebido pelo seguro desemprego e a quantidade de meses.