Como prevenir o AVC

O Acidente Vascular Cerebral é uma das causar de morte mais recorrentes atualmente no mundo, sendo que segundo apontam estudos, a cada 6 segundos uma pessoa vem a óbito decorrente de um AVC, e muitos destes casos acontecem pelo simples fato das pessoas não saberem tomar cuidado e se controlarem para poder evitar isto, que na maioria das vezes acaba sendo fatal. Diversos problemas de saúdes resultam em possibilidades de acidente vascular cerebral, portanto é necessário conhecer o seu próprio corpo e saber também controlar alguns aspectos, como por exemplo, a pressão alta, este é o motivo no qual mais acontecem AVC no mundo todo, assim também como o tabagismo ou o uso de drogas ilícitas, tudo isto são contribuintes para esta doença denominada doença crônica.
Diabetes descontrolada, colesterol elevado, alto uso de bebidas alcóolicas também são fatores de risco para o AVC, portanto saiba sempre se controlar e caso o fator de risco seja uma doença ou problema de saúde, procure o quanto antes um médico para tratar ou controlar este problema, evitando assim ficar a mercê de um acidente vascular cerebral. Existem dois tipos de AVC, sendo que ambos resultam muitas vezes em óbito. São eles: Acidente vascular cerebral isquêmico, que é quando ocorre o entupimento dos vasos sanguíneos que levam o sangue até o cérebro e o acidente vascular cerebral hemorrágico, que é quando ocorre o rompimento total ou parcial do vaso, provocando sangramento direto no cérebro.
Fique atento a alguns sintomas que antecedem o AVC, como a diminuição ou perda de força na parte da face, braço ou perna, geralmente de apenas um lado do corpo; formigamento na face, nos membros inferiores e superiores; perda de visão súbita; problemas e alterações na fala, com dificuldades para compreender a linguagem; dores agudas na região da cabeça sem motivo aparente; vertigem intensa, náuseas e desequilíbrios associados a vômitos.