Como Funciona o ProUni: Informações


 O ProUni para quem não conhece é o Programa Universidade para Todos e permite que os alunos que foram bem no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) possam estudar em Universidades pagas sem pagar nada por isso ou sendo apenas metade, oferecendo portanto, bolsas parciais e integrais. Os mais variados cursos poderão ser feitos através do ProUni.

Como Fazer Parte do ProUni?

Para fazer parte do programa é muito simples. A prova que é feita para poder usufruir do recurso de estudo é o Enem, onde o aluno precisa atingir no mínimo 400 pontos para assim fazer parte do mesmo. Ele iniciou-se no ano de 2004 e nestes anos todos já deram a oportunidade para milhões de pessoas de concluir um curso superior.

Através do Portal do MEC são colocadas todas as exigências para participar do programa e pelo site do ProUni consegue fazer a inscrição. Os requisitos mínimos são:
- Ser uma pessoa com deficiência;
- O Ensino Médio precisa ter sido feito completo por uma escola particular com bolsa integral de estudos ou então em escola pública;
- O professor que trabalha na rede de ensino básico público também tem direito a vaga, porém precisa estar devidamente dentro dos requisitos como estar integrando um quadro de alguma instituição;
- No caso de quem estudou metade de um período em escola pública, o outro é preciso que tenha sido completado através de bolsa integral.


As inscrições depois de feitas no endereço eletrônico passarão por uma seleção onde atingido os 400 pontos há uma colocação e de acordo com a quantidade de bolsas para cada instituição você pode ganhar a sua. O aluno pode escolher até cinco instituições em variados cursos, pois desta forma ela tem a chance de entrar para o quadro de alunos. Nestas instituições muitas tomam o Enem como prova integral, como sendo um vestibular.

Permanência na Instituição

O benefício pode ser retirado do aluno quando ele tem menos que 75% de frequência escolar; ou então tem acumulado muitas matérias onde não passou para o próximo semestre, entre outros.