Estudar para as provas sempre é necessário, mas há uma coisa que é ainda mais importante, que é entender o conteúdo que foi dado. Portanto, toda vez que algum aluno for estudar para prova o importante é entender tudo o que foi dado e não apenas ler e decorar o texto. Em primeiro lugar, para estudar corretamente é preciso ter o seu próprio local de estudo, pois quando você estuda na cama o seu cérebro ativa o que é mais prazeroso para você, ou seja, dormir. Logo, procure pelo que é melhor em ambiente de estudo.
Coloque uma meta de estudo, e pare de estudar somente quando necessário, ou seja, antes de prova, muitas vezes minutos antes da prova. Tire um tempo diário para estudar a matéria que mais tem problemas e repasse o que foi dado em sala de aula, assim estará entendendo o que foi o assunto e não fazendo copia do que realmente é.
As dúvidas que surgirem conforme o estudo vai se aprofundando procure não retirar da internet, a não ser que seja um site que o próprio professor indicou. Procure por ele na escola e retire as dúvidas. E de acordo com os estudos você precisa aprender relacionar com coisas do cotidiano para ajudar a memória na hora da prova. E vale uma dica muito importante, estudar com estresse não dá certo, de maneira alguma! Procure sempre que for estudar estar tranquilo em mente e somente desta forma entenderá bem e terá o consciente em paz.
Um grupo de estudo sempre é bacana, pois na hora que uma dúvida surgir para você pode não ser para outro, e a partir dai ter um compartilhamento de conteúdo. E se a dúvida persistir entre os alunos faça do método anterior citado, procure o professor.
Um programa de televisão, um documentário da internet pode ser útil, mas é necessário não se perder entre outras distrações que existem pelo mundo virtual.
Faça colas apenas na hora do estudo, isso porque ele pode te ajudar se colocar apenas tópicos e assim lembrando-se da matéria. Agora na hora da prova não deve ser utilizado, afinal não aprenderá nada desta forma.