Primeiro lugar o importante é que os estudantes consigam passar para os seus professores um objetivo formado no trabalho e sempre, é claro com boas referências bibliográficas e não um trabalho copiado (o famoso Ctrl C + Ctrl V). Algo que não deve ter em seu trabalho da faculdade é enrolação, pois como já citado é preciso ir direto ao ponto e com informações reforçadas e verídicas e que tenha conteúdo.
O visual de trabalhos de Ensino Fundamental e Ensino Médio esqueça! Isso porque existe a regra “ABNT” que ensina como deixar o seu trabalho formatado como os professores realmente querem. Não se pode ficar colocando coraçõezinhos, estrelas e outras coisas na capa do trabalho, ela deve ser direta e objetiva. E nunca, em hipótese alguma se esquecer da referência bibliográfica.
Os professores pedindo um tema para você deve abordar tudo, desde o seu início até o final, ou seja, até os dias de hoje. Procure sempre pesquisar este tema em sites confiáveis ou que seu professor indicar. As pesquisas que são feitas sobre livros da própria biblioteca, o que tem muito mais peso na nota final. O isso quer dizer é que se você pegar e copiar tudo da internet em um endereço eletrônico que nunca viu pode ser que as informações sejam verdadeiras, porém não é um site comum de pesquisa.
Tudo que puder fazer, quanto mais completo o seu trabalho ficar mais a sua nota vai aumentar. Portanto, procurar por polêmicas no tema em revistas conceituadas e que tragam o interesse, isso é claro como forma de curiosidade é bacana. Mas deve ser apenas feito caso o tema do trabalho suporte isso, como “métodos contraceptivos” que podem ter vários pontos de vistas de diferentes autores. Sendo um tema especifico procure não fugir dele e colocar o que se pede.
A gramática também tem um peso muito grande, isso porque todo aluno que está na faculdade precisa ter domínio da norma culta padrão da língua portuguesa, principalmente as novas regras.