Você conhece a tuberculose? Sabe do que se trata e como ela é diagnosticada? Pois aqui você está no lugar certo e faremos o possível para esclarecer todas as suas dúvidas! Pra começar, vamos falar um pouco sobre o que é a tuberculose. Ela é uma doença infecciosa aguda ou crônica, que é resultada de uma infecção do bacilo Mycobacterium tuberculosis, onde a mesma pode atingir qualquer parte de nosso organismo, mas geralmente, localizada nos pulmões. Sua descoberta foi no ano de 1862.
Os sintomas da tuberculose pulmonar são simples, tais como tosse, dor torácica e escarros sanguíneos. Quando ao tempo que leva para a doença se manifestar é bem relativo. Assim como ela pode se manifestar nos primeiros meses, ela também pode optar por permanecer em seu organismo durante um longo período de tempo e somente se manifestar quando o seu organismo de defesa estiver danificado. Só é contaminante a tuberculose que pode ser transferida através do ar. Os demais tipos de tuberculose não são transmitidos. Ela não é transmissível através de relações sexuais e nem por contato sanguíneo. Não é necessário que a pessoa que contem tuberculose seja excluída, tal como ter seu prato único, copos descartáveis e coisas do tipo.
A pessoa pode continuar a ter o convívio com a humanidade normalmente. Você pode se prevenir da doença tomando a vacina BCG, a qual evita a doença. Digamos que em geral, a tuberculose tem um sintoma bem marcante, que é a tosse consecutiva, por volta dos 20 ou 25 dias, suor excessivo, falta de apetite, emagrecimento e cansaço físico. Para que você se cure, é necessário que pare de beber e/ou de fumar! Isso é imprescindível. Faça sempre exames de rotina, para que você consiga diagnosticar a doença em seu estado inicial. Caso você já tenha desenvolvido a doença, procure um médico para que ele lhe dê o diagnóstico correto dos medicamentos que você deve ingerir, pois depende do estado o qual a tuberculose está e de como o seu organismo vai reagir à medicação.