Como criar uma boa argumentação

Como criar uma boa argumentação


Em uma redação, você tem que saber como fazer cada parte, pois sempre são contados muitos pontos. Seja no colégio ou no vestibular, você tem que saber arrasar na hora da redação. Ela é dividida em três partes, sendo elas: introdução, desenvolvimento e conclusão. Citando previamente algo sobre a redação, cito um pouco sobre cada parte da mesma.

Na introdução, você deve dizer o assunto o qual defenderá com sua tese. É como se fosse dar ao leitor uma prévia do texto que ele está prestes a ler.
No desenvolvimento, você argumenta sobre o assunto o qual está falando. Na argumentação você deve defender a sua opinião. Por exemplo, se na introdução você diz que a folha da árvore é verde, no desenvolvimento você usa artifícios que comprovem que a folha da arvore realmente é verde. Na argumentação, para que ela fique ainda mais séria e coerente, você pode citar pesquisas feitas ou reportagens de grandes revistas e/ou jornais conceituados. Utilizar de palavras do vocabulário culto também engrandece a sua redação! Exclua de sua redação gírias e abreviações, tais como: “ensebar”, que quer dizer “enrolar” ou “vc”, que quer dizer “você”. Isso com certeza vai fazer você perder alguns pontos, que podem ser decisivos na hora do resultado final. A criatividade faz com que você se valorize e se destaque entre os demais.

Imagine você ler um texto com um tema comum e outro, com um tema ousado e criativo. Com certeza os temas ousados e que tiverem coerência irão se destacar! Nunca fale de um tema que você não tem certeza das informações, pois informações falsas são péssimas para a sua nota. Treinamento em casa também aprimora seus conhecimentos e suas maneiras de escrever. A leitura é a melhor maneira de fazer você se policiar na escrita, pois ensina você a forma correta de escrever.
Na conclusão, você termina o seu texto confirmando tudo o que disse na introdução e no desenvolvimento. Normalmente, palavras como “portanto” ou “então” são muito utilizadas nesta fase da redação.