Muitas pessoas sofrem de problemas respiratórios e um dos mais perigosos e que traz mais desespero para quem sofre e para quem assiste as crises é a asma. A asma para quem não sabe é uma doença que afeta o sistema respiratório devido a uma inflamação crônica, ela pode surgir do nada e as suas crises são realmente desesperadoras, as pessoas que sofrem de asma andam sempre com bombinha, pois se ela tiver uma crise a bombinha ajuda a diminuir a crise.
A asma é uma doença que pode ser causada tanto pela genética, quanto pelo ambiente em que a pessoa vive, o primeiro sintoma de quem esta começando a sofrer com a asma é a falta de ar, isso começa a ocorrer porque o edema brônquio começa a se tornar mais sensível e mais fraco e isso gera a alta produção de muco, o que faz com que o edema brônquio se torne menos e mais fino, prejudicando muito a passagem do ar, e é isso que causa a falta de ar. A falta de ar também vem acompanhada de tosse e sibilo, esses são os principais sintomas da asma, os sintomas tem mais facilidade para aparecer durante a noite, e em alguns casos como ocorre o estreitamento das vias aéreas se o caso for reversível o tratamento é feito a base de um aparelho que ajuda a pessoa a voltar a respirar perfeitamente. Mas já em alguns casos a coisa é mais seria, pois o caso se torna irreversível e as vias aéreas vão se estreitando cada vez mais e tornando as crises mais fortes.
Existem alguns fatores genéticos que facilitam o aparecimento da asma, tais como, edema, células inflamatórias, excudação de plasma hipertrofia muscular, dentre outros fatores que são responsáveis pelo aparecimento da asma. O tratamento é feito a base de medicamentos e tratamentos clínicos, os medicamentos utilizados na maioria das vezes são os antiinflamatórios a base de corticoides, que são responsáveis pela desinfecção da mucosa. Para evitar a asma mantenha sua casa sempre limpa e úmida, coloque toalhas molhadas nos cômodos, não tenha animais de estimação, evite ficar perto de fumaça e vapor e evite alimentos que possuam tartrazina e sulfitos, e não se alto medique.