Redes sociais no ambiente de trabalho



As redes sociais como Twiter, Orkut, Facebook, entre outros fazem parte da vida de uma grande quantidade de pessoas, sendo ate mesmo um vício para algumas delas. O que não é novidade é que as empresas usam essas mesmas redes sociais para saber o perfil dos candidatos ao emprego e, dependendo do que encontrarem é bem difícil acontecer uma contratação.  Por isso, atente ao que você faz no: Orkut. Comunidades são uma das coisas mais encontradas no Orkut, por isso, se você quiser causar boa impressão, evite comunidades como por exemplo: Odeio a segunda-feira, odeio acordar cedo, Ah, tenho que trabalhar. Essas são comunidades que não são vistas com bons olhos e podem sim te prejudicar. Cada um é responsável por aquilo que posta nessas fontes, e pode sim ser questionado a respeito disso. Embora as empresas não estejam descartando pessoas por isso, ainda assim atentar a isso vale a pena. Já no ambiente de trabalho as empresas tem bem definidas as suas regras de comportamento, sendo que muitas vezes acessar essas redes não é permitido e, quando o é, o uso indiscriminado pode ser prejudicial. Veja como você pode evitar problemas para si: Siga a política de mídia da empresa sempre, se acessa e-mail em seu trabalho, deixe o pessoal com uma senha e o profissional com outra. Ao sair da sua mesa, para evitar que outras pessoas acessem seus dados faça log off em seu computador, links que você não tem a certeza de serem confiáveis não devem ser acessados. Fotos e palavras não são boas opções quando você não gostaria de ver em um jornal, por isso cuidado com o que posta e, por último, tenha um bom antivírus. Com essas precauções será bem mais fácil você ter credibilidade dentro da empresa e ainda conseguir ter uma boa imagem na mídia.