Lavar roupas e sustentabilidade


Uma das coisas que não dá para deixar de fazer em nossa rotina é a lavagem de roupas, sendo que as mesmas sujam e nós precisamos delas, não é verdade? E com isso, uma das coisas que se nota é a conta de água e de luz que vem no final do mês, sendo que a máquina que usamos consome uma certa energia e a água que não é reaproveitada sai cara no final do mês. Veja como mudar a sua realidade do hábito de lavar roupas e fazer de sua lavanderia um lugar de sua casa onde a consciência faz parte e a sustentabilidade é uma das preocupações.
Quantidade de roupas. Não adianta lavar roupas todos os dias, antes é preciso que deixe acumular. Se você mora com mais pessoas em casa, estipule um dia para serem lavadas todas as roupas sujas e assim economizará água e energia lavando tudo de uma vez só.
Ciclo. Muitas vezes o curto é eficiente, portanto, sempre que puder opte por ele. Em caso de roupas muito sujas, deixe por mais tempo.
Sabão. Muitas pessoas usam em excesso, mas isso não é o ideal sendo que o excesso não deixa a roupa mais limpa, só demora para ser removido de maneira completa e ainda gasta mais para enxaguar e faz com que você perca um tempo que não seria necessário. Opte pelos produtos ecológicos que são mais baratos, rendem mais e não agridem ainda mais o meio ambiente com os gases poluentes que eles soltam.
Antes de pendurar suas roupas no varal, uma boa coisa a fazer é sacudir bem, assim reduzirá o tempo em que irá passar a mesma, fazendo o serviço mais rápido e economizando energia em casa.
Pendure no varal fora de casa. As vezes o tempo não ajuda, mas sempre que o mesmo permitir, pendure suas roupas no varal fora da casa, o contato com o sol faz com que as bactérias sejam exterminadas com mais facilidade.
Separe. Para secar as roupas leves secam com mais facilidade, por isso, separe as leves das pesadas e fará com que as mesmas sequem corretamente e em menos tempo.
Essas são algumas dicas que podem ser de ajuda para que você tenha mais eficácia em seu serviço de casa de lavar as roupas, bem como economize e tenha assim uma colaboração com o meio ambiente por não usar tantos produtos que prejudicam o ar e ainda não gastar tanta água e energia em casa.