Saiba mais sobre a segurança alimentar



Sabemos que os alimentos que consumimos são a fonte de energia para o nosso corpo além de nos dar tudo aquilo que precisamos para manter a nossa saúde, a maioria das coisas em nosso corpo depende do que comemos, tanto é que existe a famosa frase: Você é aquilo que você come. Mas o fato é que, hoje em dia uma das maiores preocupações que existem e com razão é com a segurança alimentar, com a qualidade da alimentação das pessoas quando os alimentos precisam ser transportados de um lado para outro e passar por muitos processos químicos, onde a qualidade do mesmo pode cair em muito.
Ai é que entra a segurança alimentar, que é um conjunto de normas de produção, transporte e armazenamento, que garante ou não a qualidade dos alimentos em questão.
Isso sem dúvida está certo, porque os alimentos que não estão sob um controle de qualidade e segurança podem expor as pessoas a muitos riscos biológicos, por exemplo. Os microrganismos são as principais causas de alimentação contaminada e consequentemente, causam as infecções alimentares.
Os alimentos são compostos por um grande número de componentes bem complexos, que são em sua maior parte água, proteína, carboidratos e lipídios bem como sais minerais, vitaminas e ácidos nucleicos. Como o corpo humano aproveita uma parte significativa desses compostos, isso envolve o consumo dos microrganismos também, e dependendo do alimento ele pode ser o local mais apropriado para a proliferação desse microrganismo.
As bactérias, os fungos e os vírus são as consequências dessa proliferação, e o nosso organismo é que padece quando comemos um alimento assim, junto com isso a nossa saúde também fica bem comprometida.
Além desses perigos tem também os físicos, como pedaços de algumas coisas entre os alimentos. Pedaços de metal, madeira, borracha, plástico, areia, parafuso, cacos, vidros, entre outros podem fazer parte do processo de alimentos ou preparo dos mesmos. A manutenção inadequada pode ser também a causa disso. Por essa razão temos mais um motivo para que a segurança alimentar exista.
Perigos químicos como contato com óleos ou outras substâncias que contaminam podem ser fatais também.
Hoje em dia a segurança alimentar faz toda a diferença para nós, evitando que passemos por problemas desnecessários de saúde por má alimentação ou coisa do gênero, por isso siga sempre as orientações de lavar muito bem os alimentos, entre outras que sempre são fornecidas.