Procon código de defesa do consumidor.


Como é bom sabermos que existe alguém que nos defende neste país, alguém que está ali para lutar pelos nossos direitos sempre, é, esse alguém existe há muito tempo já, é o Procon, o código de defesa do consumidor.

Para quem não sabe o que o Procon faz, vai aqui um resumão, okay?

Muitas vezes somos enganados por empresas e empresários, compramos um produto que não desenvolve as funções apresentadas pelo fornecedor, ou que estragam com muita facilidade. Outras vezes nos sentimos enganados e mal tratados pelas empresas que cobram mais do que combinaram conosco, não cumprem suas obrigações e outras coisas mais que nos fazem pensar que “não era pra ser daquele jeito”.

Justamente para sanar essas questões o Procon foi criado. Ele defende todos os direitos dos consumidores. Vai à justiça, briga pelos direitos dos seus defendidos e na grande maioria das vezes consegue resolver os casos que lhes são entregues.

Esta é uma maneira de saber que existe alguém lutando pelos direitos das pessoas e que a justiça não fica apenas do lado daqueles que tem dinheiro.

Hoje em dia, porém, o Procon tem recebido casos em que o consumidor está totalmente errado ao exigir seus direitos e, quando lhes são informados disto, não compreendem seus erros e saem por ai espalhando que o órgão não serve pra nada, que eles não dão atenção ao que as pessoas precisam e querem. Uma situação muito difícil que essas pessoas que trabalham no Procon devem realizar, muitas vezes são incompreendidos e levam injúrias nas costas.

Esses profissionais devem ser valorizados. Eles lutam pelos nossos direitos, quando estes existem e não passam da nossa imaginação. Apenas por meio destes é que conseguimos lutar contra as empresas que não dão atenção ao que reclamamos, apenas por eles alcançaremos a plenitude de alcançar o que nos é devido.

Essa é, então, a função do Procon. Lutar pelos direitos, justificar os deveres, e manter uma sociedade mais calma e mais justa em todos os lugares deste nosso Brasil!!