GESTAÇÃO DE GEMEOS, O QUE FAZER?


Você planejou durante tanto tempo esta gravidez, esperou ansiosamente para que acontece, confirmou as suspeitas, você está grávida, a felicidade é imensa, os sonhos, os planos, começam a realização de diversos exames para ver como esta o seu organismo e o bebê. Num exame prévio de ultrassom, descobre-se a gravidez de gêmeos. Não há motivos para o desespero, você esta no inicio da gestação, e até o final você terá muito tempo para se organizar. A chegada de dois bebês ao mesmo tempo altera o espaço físico, o orçamento domestico, a carreira profissional e o planejamento familiar, porem se você ia passar por isso com um, poderá com certeza passar por dois. Mantenha a calma. Não se assuste com o fato de você ter dois bebês que dependem totalmente de você ao mesmo tempo, com certeza você dá conta disso.

Da visão médica, a gestação múltipla como é conhecida, oferece sempre um risco maior na gravidez, por isso devem ter cuidados especiais, para acompanhar o desenvolvimento dos dois bebês. É muito difícil que essa gravidez chegue até o final, a grande incidência neste caso são partos prematuros, e os bebês podem apresentar diferenças em seu peso, o que poderá causar um certo desconforto emocional e um excesso de preocupação.

Após o parto, é comum a fase de adaptação entre os pais e o bebê, no caso de gêmeos, este processo de adaptação é ainda mais difícil. As mamães, quando ainda estão com os gêmeos no útero, costumam fazer a identificação entre eles pela posição que eles ficam na barriga, mas não é bom ficar fazendo comparações do tipo um é mais agitado que o outro, um é mais irritado que o outro. É preciso que você consiga respeitar a individualidade de cada um. Quando existem outros filhos, vocês terão que aprender a dispensar a atenção ao outro filho também, e é muito comum que nos primeiros momentos a mãe precise de ajuda. Amamentar dois bebes é sempre muito cansativo, mais é possível, portanto esteja sempre pronta a se doar. O trabalho será dobrado, mas a recompensa também.