Semana do saco cheio.


Adolescente adora a escola, mas é claro que odeia estudar, odeia estar na sala de aula o mesmo tanto que adora estar nos corredores e no pátio. São anos que passam rápido e que todos querem que acabe logo até o momento que acaba e ninguém queria isso, todos sentem saudade desde acordar cedo, até daquele professor chato e bobo que toda hora era enganado. Feriado então no ensino médio é problema na direção, já que, mesmo sendo numa quarta, a garotada emenda toda a semana, que fica conhecida como a “semana do saco cheio”, as salas combinam falta coletiva, combinam de ir em algum outro lugar, mas não escola, escola parece ser o inferno de tão longe que eles passam nestes dias.
Qual é a do adolescente? O jovem de hoje adora ser independente, ou pelo menos pensar que é, o fato dele ser obrigado a comparecer ao recinto escolar acaba mexendo com o psicológico, fazendo com que os adolescentes detestem a escola, porém quando damos o costume de que o jovem decida ir ou não ir, ser ou não ser, o índice de jovens que se perdem do caminho certo é muito pequeno, já que os pré-adultos passam a sentir que alguém confia neles, eles fazem o possível e impossível para merecerem esta confiança. Muitas pessoas costumam dizer que os jovens deste século não participam de movimentos sociais como os de 1970, mas espera ai: em 1970 vivíamos sobre os olhos da ditadura, foi preciso um movimento muito maio do que unir-se em comunidades de jovens religiosos e ajudar velhos e idosos. O tempo é diferente, as necessidades são diferentes, por isso jovens diferentes.
O jovem do século 21 se propõe a ser aquilo que ele é; é bem como diz na música de Fiuk, tema de abertura de Malhação ID: “não quero mais saber o que eles vão dizer sobre o que eu vou fazer ou sobre o que eu não vou ser, o caminho é longo eu sei e eu vou fazer valer, (...), se é pra tentar ser alguém bem melhor, deixa eu tentar ser quem eu sou, ganhar ou perder, não me importa, eu quero é mais ser quem eu sou.” Vamos dar mais espaço aos jovens e esperar que eles o ocupem!