Saiba o que é a fissão nuclear


Ultimamente temos ouvido falar muito dos conflitos entre os países em relação ao enriquecimento do urânio e sabemos que alguns estão a favor como outros estão contra. Acontece que ninguém divulga o que é exatamente, quais os fatores positivos e negativos para que possamos escolher nossa posição. Iniciaremos agora um estudo sobre a usina nuclear, começando com o tema: Fissão Nuclear, que nada mais é do que este enriquecimento, esta reação química.
Primeiramente: O que é Urânio? Urânio é uma substância química que a temperatura ambiente encontra-se no estado sólido. O mais importante é que o urânio é um elemento radioativo, fator descoberto em 1.789, pelo francês Martin Klaproth. Em 1.934, Enrico Fermi, descobriu que o elemento emitia um alto valor de energia e declararam que se o urânio fosse enriquecido com nêutrons, poderia se obter muito mais energia do metal.
Entende-se por fissão nuclear a quebra do núcleo do átomo, que está instável, em dois menores e mais leves após a colisão das partículas de nêutron. Este processo é utilizado na constituição de bombas atômicas, quando enriquecido em mais de 90%, ou com fins de gerar energia, apenas 3% de enriquecimento. Na fissão nuclear, a energia é liberada pela divisão do núcleo e pela lei de conservação de energia, a soma das energias dos novos núcleos mais a energia liberada para o ambiente em forma de energia cinética dos produtos de fissão e dos nêutrons liberados deve ser igual à energia total do núcleo original. Ou seja, uma simples conta para tirar a prova dos nove.
Estaremos estudando mais aprofundadamente o assunto, que é atual e que poderá cair em vestibulares assim como será um tema propenso a atenção dos criadores do Enem. É de fundamental importância que as pessoas que estaõ se preparando para estas provas conheçam os fatores positivos e negativos, as consequências e, após adquirir o conhecimento, consiga elaborar argumentos, favoráveis e contras, do tema em questão. De uma coisa poderemos estar certos: Após este enriquecimento não pode-se voltar atrás; talvez nós nos possamos sentir as consequências, mas alguém as sofrerá!