Prevenção contra doenças


Hoje em dia, muitas pessoas sofrem com diversos tipos de doenças. As doenças são qualquer estado em que haja uma deterioração da saúde do organismo do ser humano. Elas produzem um enfraquecimento do sistema natural de defesa do organismo ou daqueles que regulam o ambiente interno. Cada doença apresenta um sintoma, o qual podemos diagnosticar um antídoto para tal. Pode ser através de dores de cabeça, nas costas ou inflamações. Os sintomas mais comuns são: mudanças na temperatura corporal (febre), dor ou hipersensibilidade dos músculos ou órgãos internos, fadiga e perda ou aumento de peso.

Apesar de não acontecer com freqüência, as pessoas devem sempre procurar um médico e fazer testes nos exames de rotina. Neles, os médicos podem diagnosticar em pessoas aparentemente sadias, doenças que não apresentam sintomas. Pode ser uma doença que esteja precoce ou uma doença já em estado avançado. O desenvolvimento e a crescente utilização de testes cada vez mais sensíveis impõe a necessidade de um uso mais cuidadoso e mais eficaz.

Na medicina, existem técnicas preventivas, cujo objetivo consiste em estimular a resistência imune face a um organismo infeccioso. A vacina é a forma mais eficaz de proteção frente aos vírus e outros organismos relacionados, contra os quais os antibióticos não se mostram tão eficientes. A vacina contém um agente que se assemelha ao vírus causador da doença, e muitas vezes é feita a partir de formas atenuadas ou mortas do micróbio, ou suas toxinas. Ele estimula o sistema imunológico do organismo a reconhecer o agente como estrangeiros e destruí-la, de modo que o sistema imunológico possa facilmente reconhecer e destruir qualquer desses microrganismos que posteriormente volte.
A maioria dos imunizantes é aplicada através de injeções, embora alguns sejam orais. Geralmente, quando uma pessoa apresenta algum sintoma, ocorre a auto medicação, porém o que deve ser feito é procurar um médico, a qual pode causar vários danos a saúde do ser humano.