IMC – Índice de Massa Corporal


O IMC (Índice de Massa Corporal) foi desenvolvido no século XIX por Lambert Quételet e é até hoje a maneira mais rápida de saber se uma pessoa está dentro do seu peso ideal, se está abaixo ou acima. O IMC é também uma medida internacional usada para este cálculo, adotada até pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Para calcular é simples e qualquer pessoa pode fazer sozinha, pois basta saber sua massa e sua altura, além de ter em mãos a tabela com as medidas estabelecidas pelo IMC. Veja como o cálculo é simples:

Basta você pegar sua massa e dividir por sua altura elevada ao quadrado. Pronto! Feito este passo agora você deverá olhar na tabela do IMC.

Se na sua calculadora apareceu um valor menor ou igual a 18,5: cuidado, magreza.

Se na sua calculadora apareceu um valor entre 18,5 e 24,9: parabéns, saudável.

Se na sua calculadora apareceu um valor entre 25,0 e 29,9: atenção, sobrepeso.

Se na sua calculadora apareceu um valor entre 30,0 e 34,9: muita atenção, obesidade Grau I.

Se na sua calculadora apareceu um valor entre 35,0 e 39,9: muitíssima atenção, obesidade Grau II, ou seja, obesidade severa.

Caso tenha aparecido na sua calculadora um valor igual ou acima de 40,0: não espere mais para se cuidar, pois sua obesidade já está atingindo o grau III, ou seja, obesidade mórbida, e não deixe passar mais tempo para ir se cuidar.

Limitações do IMC: Apesar do método ser usado desde o século XIX, ainda podemos apontar algumas possíveis falhas, como por exemplo, uma pessoa musculosa pode ter seu IMC relativamente alto mesmo não tendo gorduras e também não podemos aplicar o IMC às crianças, por serem casos específicos .

Caso específico das crianças e dos adolescentes: As crianças naturalmente começam a vida com um índice alto de gordura corpórea e isto é normal, pois, conforme vão crescendo, elas têm a tendência a ficarem magras. Sendo assim o cálculo IMC teria que ser diferenciado para estas populações e os cientistas, preocupados em definir o índice de massa corporal das crianças, eles criam um IMC especialmente para elas. Este novo cálculo ficou conhecido como “IMC por idade”. Mas como este novo método é calculado?

Os médicos, a partir de agora, utilizam um gráfico de crescimento que vai dos dois anos de idade até os vinte. O IMC por idade utiliza a altura, a massa corporal e a idade de uma criança para que se possa determinar quanto gordura corporal ele (ou ela) tem e compara os resultados obtidos com os resultados de outras crianças da mesma idade e do mesmo gênero, comparando assim os índices.