Estamos vivendo no século XXI e muitos valores foram perdidos com o passar dos anos, ou se modificando. Estamos em uma sociedade extremamente capitalista, onde o dinheiro, e apenas o dinheiro, tem importância, as pessoas não se falam mais nas ruas, não se tocam, nem ao menos se vêem. É triste este momento, distante e frio. Temos que nos concentrar em não deixar “certos valores errados” para nossos futuros filhos, pois eles serão a continuidade de uma humanidade que poderá ficar cada dia mais confusa e perdida.
Temos como referência em nossa vida, ao nascermos, nossa família. É no seio familiar que aprendemos as primeiras palavras, os primeiros gestos e os primeiros sentimentos, inocentes e desconhecedores do mundo, acreditamos fielmente que tudo que é passado em nossa casa é lei e tentamos levar estes princípios para fora do lar.
Muitas vezes estamos certos em tentar passar estes valores para nossos amigos, pois ainda existem famílias respeitosas, que ensinam para os filhos o que deve ser ensinado, os valores da vida que fazem com que a sociedade seja boa. Mas também devemos ficar atentos, pois, existem inúmeras pessoas pregando o mal por onde passam, foram maltratados e nada aprenderam, de bom, com sua base, a família e essas pessoas tentarão passar esses valores confusos e errados para os demais.
A família deve estar sempre atenta ao que está ensinando, além de sabermos que “quem ensina aprende duas vezes”, devemos nos lembrar que somos a primeira referência de vida para as crianças, elas se espelharão em nós para fazer tudo, até o momento em que ganham discernimento suficiente para decidirem suas próprias caminhadas. Devemos nos preocupar principalmente com este momento, quando eles saem pelo mundo a fora e disseminam aquilo que conosco aprenderam.
Num mundo em que a violência, as drogas e tantos outros conceitos errados estão lá fora, esperando para nos converter ao mal, é mais que necessário passarmos aquilo que é certo aos nossos filhos.