Fim de ano chegando e muita gente se formando. A luta agora será em busca de um lugar para se dar continuidade a vida, o futuro antes tão distante, está agora a alguns poucos passos de ser alcançado. Nesta época os jovens começam a se desesperar, pois precisam passar no vestibular, e também se desesperam ao pensar que irão passar, e não saberão onde morar. Complicado.
É normal que os jovens que iniciam uma faculdade em outra cidade procurem repúblicas para morar, assim fica mais fácil, pois geralmente eles não têm condições de bancar casa e estudo, e os pais ainda os mantêm mesmo que a distância.
A idéia de república surgiu há muito mais tempo do que imaginamos e hoje é comum encontrarmos cartazes anunciando vagas nestas casas de universitários. O ruim é você morar com pessoas que nunca viu e que podem ter hábitos diferentes do seu.
Alguns cuidados são mais do que necessários na hora de escolher uma república, falando do espaço físico, por exemplo, observar a localização é mais do que fundamental, pois as aulas noturnas se encerram tarde e pode ser perigoso ir até o local, mesmo se você tiver carro. Outra item a ser analisado, é olhar bem a estrutura, não pague “gato por lebre”, muitas repúblicas oferecem estruturas deploráveis que não oferecem o mínimo de segurança aos seus inquilinos.
Passando para o aspecto moral, veja bem o “tipo” das pessoas que encontrará na sua futura residência, pois você poderá não se adaptar a estes diversos estilos. Observe se as pessoas têm possuem, no mínimo, aparência de “gente boa”, decente e, caso você se sinta constrangido no ambiente, não vá em frete, isso pode ser um presságio .
Aproveite bem o tempo de faculdade, sendo assim, não permita que uma má escolha no início do ano letivo cause problemas durante o percurso dos seus estudos, fique bem atento. Observe o ambiente que você estará inserido durante todo este tempo. Mas procure encontrar meios de poder morar sozinho e estabelecer uma liberdade completa.
A faculdade é um dos melhores momentos da sua vida, aproveite-a!