Cuidado com os crimes virtuais


Crime é a prática de um ato ou omissão considerado ilícito pelo Código Penal Brasileiro e para outros, praticantes religiosos, o crime é algo que viola a lei dos homens e da justiça, na teologia é um pecado, que viola os direitos humanos e a lei de deus, para eles quem mata perde o direito a salvação.

Fazendo uma pequena ressalva, não há lei que proíba qualquer pessoa de matar alguém e sim há uma previsão legal de sanção, “punição”, para quem o faça.

Para cada ilicitude é prevista uma forma de aplicar uma sanção e julgar determinado caso, vez que, o mesmo crime pode ser executado de diversas formas diferentes, com crueldade, emprego de veneno, para proteção da honra etc..

Alguns delitos somente danificam bem matérias e bens financeiros deste modo o julgamento pode ser menos severo, mas existem outros que ofendem o ser humano, como sua saúde mental, seus costumes, sua moral e honra, como ocorre nos crimes virtuais.

Alguns exemplos que crimes cometidos contra a vida são, aborto, homicídio e lesão corporal. Exemplos de crimes cometidos contra a honra são, injuria difamação e calúnia. Crimes contra o patrimônio, podem ser, furto, estelionato, extorsão mediante seqüestro, extorsão, receptação, latrocínio e dano.

Já os crimes virtuais são os mais complicados de se investigar na atualidade, vez que encontrar quem os comete é uma tarefa muito mais difícil, assim como, colher provas a respeito deste.

Esta modalidade criminosa na maioria das vezes associa-se a pedofilia, a prostituição infantil, divulgação de fotos pornográficas de menores e assedia moral e, muitas de suas vítimas são crianças.

Também o crime de difamação é muito cometido pelos internautas, ofensas contra homossexuais, sobre o racismo, ao “nerd”, entre outras, também estão se tornando comuns.

Hoje em dia é comum encontrarmos “Hackers” que rastreiam senha de bancos, e com isso clonam cartões, e possuem total acesso as contas de suas vítimas, cometendo crimes de roubo, falsidade ideológica, por exemplo. E, uma das modalidades mais utilizadas é de enviar email pedindo a atualização de senhas para que possam pegar o dado para sacar o dinheiro da conta do indivíduo.

Também há emails dizendo que você ganhou um prêmio, mas não é verdade é um dos golpes cometido por presidiários ou gente com interesses em descobrir seus dados pessoais e por isso, especialistas dizem que o melhor que se pode fazer é não abrir email de pessoas que você não conheça ou com indícios de vírus.

O plágio também é um dos crimes que são muitos cometidos pela internet, e ocorre quando determinada pessoa copia algo que já existe e passa para outras como se fosse seu.

No ano de 2004 a policia estimou os danos causados por crimes virtuais foram de 80% a mais do que qualquer outro crime, Poe isso todo cuidado é pouco e não custa nada ficar atento.