Como funciona o sistema nervoso


O corpo humano é sem dúvida uma máquina que esconde em si muitos mistérios, sendo os mesmos motivo de muitas pesquisas e estudos que movem cientistas e médicos a buscar uma evolução em termos de opções para tratamentos médicos e melhoria da saúde em geral de uma forma abrangente.

O sistema nervoso é uma das coisas que mais desperta o interesse dessas pessoas, sendo que o mesmo é o principal sensor de estímulos internos e externos, sejam de gêneros químicos ou físicos. Os sistema nervoso é o principal agente da inteiração do organismo humano com o ambiente em que o mesmo se encontra, e sem dúvida merece ser estudado e entendido sua forma de funcionar.

O sistema nervoso é formado basicamente por células nervosas que formam os circuitos neurais, e através desses circuitos o organismo responde de forma a constituir reações e comportamentos para cada tipo de situação, como por exemplo a visão de reflexos e a capacidade de os sentir e ver. Também é o responsável pela produção de comportamentos variáveis em menor ou maior grau, dependendo de cada situação. Todo ser vivo que seja dotado de um sistema nervoso é capaz de mudar a forma de se comportar devido a experiências passadas, principalmente se forem ruins.

O que leva a essa mudança comportamental é o que podemos chamar de plasticidade cerebral, que indica a causa do aprendizado e consequentemente da mudança de atitude em determinada situação.

O sistema nervoso é composto por neurônios sensoriais, motores e de associação, capacitando as modificações seja de pensamento a ate mesmo ação, movimentos, entre outras coisas comuns. Entender parte do sistema nervoso é sem dúvida uma coisa muito boa, sendo que assim entendemos um pouco mais sobre parte fundamental de nossa vida e de como o nosso corpo atua em prol de nosso benefício ou não.