Vestibular 2011 da Universidade Federal de Minas Gerais


Fazer uma faculdade nos dias de hoje é extremamente importante, e para quem mora no Estado de Minas Gerais e região ou por quem tem interesse em prestar vestibular em uma boa faculdade, até 10 de setembro a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) recebe inscrições para o concurso vestibular 2011. O procedimento deve ser feito exclusivamente pela internet no endereço www.ufmg.br/copeve. Apenas os candidatos que tiverem o número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão fazer o concurso, cuja taxa é de R$ 90,00.

Conforme decisão de maio do Conselho Universitário, a UFMG utilizará o Enem em substituição à primeira etapa do vestibular para ingresso em 2011. As provas desse exame serão aplicadas em seis (6) e sete (7) de novembro e as da segunda etapa do vestibular da Universidade ocorrem de vinte e três (23) a vinte e nove (29) de janeiro de 2011, em Belo Horizonte e Montes Claros.

A UFMG oferece 6.610 vagas, em 75 cursos. A segunda etapa traz novidades. Serão aplicadas duas provas de matemática que, segundo a pró-reitora de Graduação, professora Antônia Vitória Aranha, terão nível de complexidade diferenciado de acordo com o curso. A prova de matemática A será para o curso de Gestão Pública (oferecido em Belo Horizonte) e Administração (de Montes Claros).

A prova de matemática B será aplicada para os demais cursos que têm esta disciplina na segunda etapa: Engenharia Aeroespacial, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia de Sistemas, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Química, Física, Geologia, Química, Química Tecnológica, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Atuariais, Estatística, Matemática, Matemática Computacional, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Controladoria e Finanças, Relações Econômicas Internacionais e Sistemas de Informação, todos em Belo Horizonte. Os candidatos ao curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, em Montes Claros, também fazem a prova de matemática B.

A leitura dos livros indicados para o vestibular continua valendo para candidatos aos cursos de Letras, Comunicação Social, Teatro e Dança. A pró-reitora lembra que não haverá redação na segunda etapa, pois será utilizada a nota da redação do Enem.