AUTO EXAME DAS MAMAS


Toda mulher sabe que o auto exame das mamas existe, e que é preventivo ao câncer de mamas, mas mesmo assim muitas não realizam o auto exame. No Brasil nas ultimas duas décadas, houve uma elevação na taxa de mortalidade pelo câncer de mama. É a maior causa de morte feminina, principalmente entre 40 e 69 anos. O auto exame é muito importante, pois 80 % dos tumores são descobertos pela própria mulher ao apalpar as mamas. Porem uma barreira encontrada, é o estágio avançado da doença quando descoberta, cerca de 50% esta em estagio avançado o que pode ocasionar em mutilação, causando um constrangimento maior e o sofrimento. As mulheres brasileiras estão morrendo por câncer de mamas, simplesmente porque escondem a doença por medo ou vergonha.

O ideal seria toda mulher realizar a mamografia a partir dos 40 anos, mas o gasto com esse exame seria muito caro, não permitido ao orçamento do nosso país, por isso o auto exame é tão importante. Geralmente o câncer de mama atinge as mulheres entre 45 e 55 anos que estão entrando na menopausa, mas podem aparecer nódulos benignos em faixas etárias de idade mais precoce, que devem ser tratados.

A herança genética, a obesidade e o numero elevado de ciclos menstruais estão entre os fatores principais de aparecimento de câncer de mama. Quem tem tendência deve a partir da adolescência seguir algumas regrinhas básicas que ajudam a prevenir o câncer de mama e outras eventuais complicações ginecológicas. São elas: Fazer visitas anuais ao ginecologista; fazer o auto exame das mamas; fazer a mamografia após os 40 anos. O objetivo fundamental do auto-exame é fazer com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações, tais como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele, retrações, etc. O auto-exame de mamas deve ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias.