
Toda mudança de ambiente é difícil para uma criança. Temos que saber como agir para que nosso filho não se sinta perdido. Quando ele muda de escola, o pensamento dele é como se ele tivesse perdido seu referencial, perdeu seus amigos, aquele ambiente em que já estava acostumado, sua professora, mudou o ambiente e tudo aquilo que ele conhecia e dominava muito bem. Devemos passar para ele que no ínicio da outra escola, tudo também era novidade, e que isso é só uma fase de adaptação que também irá passar.
Essa mudança proporcionará novas regras, rotinas que serão instituídas o que pode fazer que ele enxergue o cenário como assustador. O papel dos pais será dar segurança ao filho para que ele enfrente esse medo do que ele não conhece. Mostre para ele que vocês estão do lado dele, fazendo com que ele não se sinta sozinho nesta história, e que logo ele estará fazendo parte deste ambiente. Quanto menores as crianças, mais inseguranças elas tem, pois avaliam tudo como diferente, mas o que mais pesa é estar longe dos pais. Leve-as para participar de todo o processo, mostre o local, os professores, o ambiente, explique a ela como será bom.
Se depois de algum tempo, ainda houver resistência do seu filho, acompanhe mais de perto, converse com a orientadora e peça visitas repentinas, para que seu filho perceba que não está sozinho. Se perceber que não tem nada de errado mesmo, que essa reação é só manha, explique que no meio ou no final do ano fará a mudança, geralmente até este prazo elas já se acostumaram e não querem mais trocar de escola. Geralmente isso acontece porque a criança sente falta da antiga escola e dos amigos, tem falta de entrosamento com os novos colegas, não conhece as regras daquela nova escola, não conheço suas dependências e seu espaço físico, não conhece os professores e os funcionários sentindo assim desamparada. Mas temos que manter o pulso firme, se ela insistir diga que estará sempre ali no horário da saída e procure não se atrasar para não quebrar a confiança dela neste momento.
