Consultar seu nome no SERASA SPC


A consulta pode ser feita através do acesso a internet em sites como www.consultecpf.com. Essa consulta ainda pode ser feita de forma gratuita, a pessoa pode verificar se seu nome está incluído no SPC e SERASA e quem é o responsável pelo registro negativo, a única forma é você comparecer pessoalmente a uma central de atendimento do SPC e SERASA com os seguintes documentos: identidade ou carteira profissional e CPF.

Se você não puder ir pessoalmente e tiver que pedir para outra pessoa, esta pessoa deverá levar o seu documento de identidade com o CPF (da pessoa para a qual será pedida a certidão) e uma procuração com a sua assinatura reconhecida em cartório e com poderes específicos para realizar a consulta de informações nos cadastros de SPC e SERASA.

As consultas ao SERASA também podem ser feitas através de carta com aviso de recebimento (Carta com AR), bastando para tanto enviar requerimento com firma (assinatura) reconhecida em cartório e cópia da identidade e CPF do requerente (não é necessária autenticação desses documentos). A Serasa responde por carta, gratuitamente, em média de, 10 dias.

Os endereços dos pontos de atendimento do SPC devem ser procurados através das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) de cada cidade. (Procure através do guia de telefones).

Os bancos também costumam fornecer informações sobre cadastros no SPC, SERASA e BACEN aos seus clientes, fale com seu gerente ou um atendente.

O SPC e a SERASA são obrigados a fornecer ao consumidor todas as informações que constem em seus registros sobre ele, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor. Onde diz que o consumidor, sem prejuízo do disposto no art. 86, terá acesso as informações existentes sobre ele, bem como sobre suas respectivas fontes.

As pessoas precisam entender que essas consultas podem ser feitas através da internet, para que isso não seja necessário basta o consumidor estar em dia com todas as suas contas, pois somente pessoas que estão com débitos vão sujar o seu nome.