Aprenda a compreender seus filhos

Aprenda a compreender nossos filhos

Costumamos dizer que filho criado trabalho dobrado. Quando pequenos, dizemos “não vejo à hora de eles crescerem para me dar menos trabalho”, estarem independentes, caminharem sozinhos etc. Mas quando crescem, começam a sair com amigos, namorar, e aí você as preocupações tende a aumentar, ou seja, adeus noites tranqüilas.

A melhor maneira de amenizar as preocupações é conforme o tipo de relacionamento que você tem com seu filho. Você é do tipo que sabe tudo ou quase tudo sobre seu filho? Sabe sua cor preferida, suas músicas preferidas, seu prato predileto?

Se você respondeu que sim, ótimo é sinal que tem um bom relacionamento com ele, e isso se torna muito mais fácil. Pais zelosos, inclui educar com rigor, porém manter um diálogo aberto. È preciso saber ouvir o que ele tem a dizer, e ai sim colocar o seu ponto de vista.

Caso não concorde, explique a ele os motivos. Nada de deixar nas entrelinhas, seja claro, mas pra isso não precisa berrar nem usar de violência. Converse, sobre sexo, educação, trabalho, regras, respeito, etc. Mostre a ele os valores de uma boa conduta. Deixe de lado preconceitos e tabus impostos pela sociedade. Você diz sempre que o ama, então ame e respeite seu filho com suas qualidades, mas também com seus defeitos. Aliás, compreensão é um gesto de amor.