Como ter um Brasil econômico

Hoje em dia uma das coisas que é assunto principal é a economia, seja ela brasileira ou mundial, esse é um assunto que tem causado extrema preocupação. Vivemos em um mundo que, de um modo geral é bem consumista, e pode ser difícil não ceder a pressão e a vontade de gastar a que a mídia e o mercado com suas novidades nos expõe.
Porém, aprender a controlar a quantidade de dinheiro, água, luz, telefone, compras e outras coisas com que gasta é fundamental para reinventar a economia do país de uma forma que ela seja benéfica não só para  governo, mas para nós.
Para começar, não somos um país rico, mas parecemos. As taxas de impostos pelas quais pagamos são abusivas, absurdas, e deveriam ser reduzidas. Uma manifestação seria necessária, quem sabe logo isso não acontece, não é mesmo?
O que estraga não é o gasto, mas por vezes o desperdício. Por exemplo, quantas vezes você não comprou um produto que já tinha em casa? Isso é falta de planejamento, as pessoas gastam porque saem de casa para comprar uma coisa, mas não se contentam em voltar apenas com uma sacola para a casa, querem mais, e gastam mais.
Outra coisa para conseguir formar uma nação que pense mais em economia é cada um decidir e resolver pagar suas contas parceladas ou não parceladas em dia. As pessoas reclamam muito dos juros altos, mas se pagarem em dia e não atrasarem nunca, sempre pagarão um preço mais justo pelas suas compras.
Outra coisa bem comum em nosso país são os financiamentos, sejam eles de casas, de carros, ou qualquer outra coisa. O ideal nesse caso é, sempre que puder pagar algumas parcelas adiantadas, assim você elimina a dívida mais rápido e, se surgir algum imprevisto pode ficar tranquilo quanto ao vencimento do próximo mês já que pagou adiantado. Além disso, uma dica é sempre fazer consórcios, e não financiamentos, já que são bem mais baratos.
Economizar é uma questão de escolha, embora muitas pessoas digam que seus gastos são coisas inevitáveis. Porém, se o seu caso for mais complexo, como um tipo de TOC por exemplo, procure um tratamento, pois há vários para casos de pessoas consumistas em excesso. Lembre-se que sua saúde física e mental muito depende de sua saúde financeira, e o seu país também agradece, junto com o seu bolso.