Educar crianças não é uma coisa simples de se fazer, cada vez mais elas estão criando mais cedo sua autonomia e vontade própria, sendo difícil ter controle sobre essas coisas. Por falta de saber que atitude tomar, muitos pais e mães tem decidido usar de força e poder que tem para educar, por vezes agredindo a criança de formas física e verbal. Como você pode criar seu filho de uma maneira diferente e ainda ter sucesso em educar?
Na intenção de fazer com que a criança tenha limites e se torne um cidadão e adulto responsável, os pais por vezes cortam certas coisas que fazem parte da personalidade delas fazendo com que elas sofram com isso. Nunca se deve bater em uma criança para educar, pois isso fará com que ela se reprima de uma forma que nunca mais será a mesma.
Não é proibido bater, mas agredir uma criança por uma arte é uma coisa que faz com que ela fique transtornada e pense que brincar é errado, quando não é. O que acontece quando você bate, grita ou ameaça uma criança? Acaba com a autoestima dela aos poucos, e depois para recuperar pode ser muito difícil.
Outra coisa que sem dúvida é de ajuda na hora de educar é dar o exemplo. Se ela grita, é porque viu alguém fazer, e se esse alguém for você, então é você que tem que começar a mudar para que ela veja isso e o que você diz a ela passe a ter peso e ela respeite, obedecendo.
Com as crianças, não funciona o método “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Com elas, o método é totalmente ao contrário, na maioria das vezes, principalmente em coisas ruins.
Ter hábitos saudáveis e deixar bem claro a criança quais são as regras e as consequências em desobedecer é a melhor coisa a se fazer, sendo que assim ela estará avisada de antemão, podendo permitir a você tomar a atitude que tinha prometido.
Essas são algumas dicas que podem ser de ajuda na hora de educar uma criança, mas lembre-se, educar não é impôr e tentar transformar a personalidade dela naquilo que você quer, mas ajudar ela a se direcionar de uma forma correta no seu dia a dia. Pense nisso, siga as dicas e boa sorte!